Ouro/Dólar Americano
Atualizado

Ouro – Qual a importância dos níveis de suporte de Fibonacci?

82
Ouro – Qual a importância dos níveis de suporte de Fibonacci?

Mesmo para os padrões recentes, a ação do preço observada no ouro esta semana até agora tem sido extrema. Para aqueles que talvez não tenham visto tudo, aqui vamos nós. O ouro abriu a 3.331 na segunda-feira, foi negociado a um novo máximo histórico de 3.500 na terça-feira e depois voltou a cair para 3.260 na quarta-feira, antes de recuperar novamente para os níveis atuais de cerca de 3.330. Uma ida e volta de cerca de 14%.

Os motivadores parecem ser comentários do Presidente Trump e do Secretário do Tesouro dos EUA, Bessant. Ao lado do Presidente Trump e do Secretário Bessant, ambos comentando o potencial de uma redução da guerra comercial com a China na quarta-feira (ouro em baixa), mas sugerindo que poderá demorar algum tempo para um acordo (ouro em alta).

Tudo isto ao mesmo tempo que um possível acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, mediado pelos EUA, pode estar mais perto de se tornar realidade, e pode compreender-se porque é que os preços do ouro mudaram tanto.

Agora, enquanto os traders fazem uma pausa para respirar, pode ser um bom momento para analisar os gráficos e identificar alguns níveis potenciais de suporte e resistência que podem entrar em jogo no fecho de sexta-feira.

Atualização Técnica: Suporte Fibonacci 3292 38,2% em Foco

Sejamos honestos, quando um mercado está a acelerar em direcção a novos máximos históricos, com uma corrida quase "de pânico" para comprar um activo, é muito difícil estabelecer níveis de resistência ascendentes que podem ou não ser capazes de segurar o avanço, quanto mais revertê-lo.

Como analistas técnicos, só podemos realmente concentrar-nos em duas coisas nesta condição: números redondos psicológicos e níveis de extensão de Fibonacci.

Por isso, é interessante onde a recente aceleração do ouro estagnou esta semana, nos 3.500.

Obviamente, este é um número redondo que pode ter atraído o interesse dos traders de uma perspetiva psicológica, mas também representa um teste de 3468, que é igual à extensão de Fibonacci de 261,8% da liquidação de 31 de outubro a 14 de novembro de 2024.

Com a fraqueza a desenvolver-se a partir de 3500, este nível de extensão manteve-se numa base de encerramento, a partir da qual se materializaram novos declínios.

Assim sendo, podemos sugerir que, após a recente fraqueza dos preços do ouro, foi estabelecida uma área de resistência ascendente entre 3468/3500.

Se for esse o caso, quais seriam os níveis de apoio que devemos monitorizar para avaliar se a actual fraqueza se pode estender ou não?

Níveis de suporte potencial:

A última fase de força do preço do ouro foi observada entre 7 e 22 de abril de 2025, e o cálculo da retração de Fibonacci nesta força de preço pode destacar alguns níveis de suporte interessantes.

O último movimento de baixa foi testado e, até agora, está a ser mantido pelo suporte em 3292, que é a retração de Fibonacci de 38,2% da força mais recente. Os traders podem estar a observar o desempenho deste nível no fecho, uma vez que os rompimentos confirmados em baixa podem fazer surgir uma fase mais prolongada de fraqueza de preço.

Muito dependerá, naturalmente, do sentimento futuro do mercado e das tendências dos preços, mas as ruturas abaixo de 3.292 podem sugerir novos declínios para 3.228, o nível de 50%, possivelmente até 3.165, que é a retração mais profunda de 62%.

Níveis potenciais de resistência:

Como já dissemos, a atividade de preço mais recente pode estar a sugerir que o intervalo 3468/3500 é uma área que pode revelar-se um foco de resistência. No entanto, se o suporte de retração de 3292 continuar a manter-se, o foco poderá estar em 3380, como um possível nível de resistência mais baixo.

Isto é igual a metade dos últimos declínios, com rompimentos ascendentes de fecho desta resistência a sugerirem possivelmente que temas positivos estão a ressurgir, o que pode levar a mais pressão sobre a importante gama de resistência de 3468/3500.
Trade ativo
O valor final da taxa de inflação anual dos EUA em abril é de 6,5%, o valor esperado é de 6,8% e o valor anterior é de 6,70%.

Aviso legal

As informações e publicações não devem ser e não constituem conselhos ou recomendações financeiras, de investimento, de negociação ou de qualquer outro tipo, fornecidas ou endossadas pela TradingView. Leia mais em Termos de uso.
OSZAR »